Dicas de higienização de carro para combater o coronavírus

Home Notícias Dicas de higienização de carro para combater o coronavírus
Compartilhar

Dicas de higienização de carro para combater o coronavírus

BH Multimarcas 06/jul/2020

Conheça as principais dicas de higienização de carro para combater o coronavírus, tenha um automóvel mais seguro e evite o contágio com a Covid-19

 

Com a pandemia do novo coronavírus, houve uma mudança muito intensa nas rotinas das pessoas e empresas. Aos poucos, a sociedade tenta encontrar caminhos para criar novas rotinas, focando sempre na segurança e bem-estar. E, assim, tem surgido perguntas relacionadas com as formas corretas e eficientes para manter os ambientes mais seguros em relação a possíveis contaminações. Por isso, no post de hoje vamos trazer dicas de higienização de carro para combater o coronavírus. Vamos lá?

 

Por que é importante a higienização de carro?

No geral, os cuidados de limpeza em relação aos automóveis aconteciam devido a preocupações estéticas e de higiene. Até a pandemia do novo coronavírus, não havia a percepção do automóvel como uma possível fonte de contaminação.

 

Um estudo da Fundação AAA (fundação dos Estados Unidos que pesquisa sobre a segurança automotiva e temas relacionados) mostrou que as pessoas passam, por ano, quase 293 horas dirigindo. Porém, os cuidados com a higiene dos respectivos carros não acompanhavam esses números.

 

Outro estudo publicado pela Car Rentals revelou que 32% das pessoas limpam seu carro apenas uma vez ao ano. Para termos uma ideia desta dimensão, estima-se que 700 cepas diferentes de bactérias vivem em um veículo comum. Comparando o volante de um carro com outras superfícies, chegamos aos seguintes números:

  • O volante de um carro é seis vezes mais sujo do que uma tela de celular;
  • Quatro vezes mais sujo que o assento de um banheiro público;
  • E duas vezes com mais contaminação do que os botões de um elevador.

 

Mas a pandemia construiu novas lógicas e, com elas, novas percepções. Realizar uma higienização de carro eficiente tornou-se fundamental para combater o coronavírus.

 

Não há ainda estudos conclusivos sobre quanto tempo o coronavírus permanece ativo nas diferentes superfícies, mas a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) traz a seguinte estimativa:

  • 72 horas em plásticos e aço inoxidável;
  • 24 horas em papelão;
  • 24 horas em cobre.

 

Dicas de higienização para o carro

O principal ponto para evitar a contaminação pelo novo coronavírus no carro é investir em uma limpeza frequente, principalmente dos pontos mais vulneráveis a possíveis contaminações.

 

No geral, os principais produtos que podem ser utilizados para uma boa higienização do carro (sempre de acordo com a peça que será limpa) são:

  • água;
  • álcool a 70%;
  • álcool isopropílico;
  • detergente neutro;
  • multiuso de limpeza;
  • pano limpo, de preferência de microfibra.

 

A seguir, separamos 6 (seis) dicas de higienização de carro para combater o coronavírus.

 

Dica 1: Faça uma limpeza prévia

Antes de fazer uma higienização mais específica, é necessário fazer uma limpeza no interior do carro. Para isso, pode fazer uma aspiração na cabine, sem descuidar dos cantos e dobras dos bancos.

 

Dica 2: Não descuide do ar-condicionado

Muitas pessoas esquecem de cuidar do ar-condicionado. Ele precisa de uma atenção especial, inclusive o filtro. O ideal é fazer essa manutenção a cada seis meses.

 

Dica 3: Bancos de couro

O carro premium com banco de couro precisa também ter outros cuidados. A higienização dos bancos de couro pode ser feita com uma solução com água e sabão neutro. Porém, após passar o pano úmido, é necessário passar um segundo pano seco para remover o excesso de umidade. Além disso, para evitar que o couro resseque, é necessário utilizar produtos específicos para sua hidratação periodicamente. Essa dica vale também para outras peças com couro, como o volante e a alavanca de câmbio, por exemplo.

 

Dica 4: Esvazie a lixeira diariamente

Outro ponto fundamental para combater o contágio através do coronavírus é esvaziar, diariamente, a lixeira do carro, em especial se tiver lenços com secreções.

 

Dica 5: Componentes eletrônicos e digitais

Os componentes eletrônicos precisam de cuidados especiais. A tela tátil da central multimídia, por exemplo, deve ser higienizada com álcool isopropílico. Esse produto é específico para a higienização de eletrônicos e é ideal para os botões e painel de instrumentos com tela digital.

 

Dica 6: Não se esqueça dos acessórios

Ter atenção a determinados locais menos evidentes, como as maçanetas, puxadores internos das portas, cinto de segurança, painel, dentre outros.

 

Além disso,  como explicado antes, as peças com plástico e emborrachadas precisam ter atenção especial, assim como o couro, para não ficarem com aspecto de desgastadas. Para esses materiais, além da higienização, também é necessário usar produtos específicos para sua hidratação com uma certa periodicidade.

 

A última dica de higienização de carro para combater o coronavírus é uma opção bem interessante: procurar empresas especializadas em higienização de carro premium: assim, você terá toda a segurança que seu automóvel foi higienizado da maneira mais correta.

 

 

Se você está em busca de um seminovo premium, seja nacional ou importado, também é necessário procurar empresas sólidas, com quase 20 anos de experiência no mercado. A BH Multimarcas adota todas as precauções com o seu seminovo premium. Faça uma visita, converse com um dos nossos especialistas e saia com seu carro seminovo premium totalmente higienizado nos mais altos padrões. E tudo isso pelo melhor preço.

Horário de funcionamento

Av. Raja Gabáglia, 4853 - Santa Lúcia - Belo Horizonte - MG
(31) 3047-5444
(31) 97400-7603

Logo