Consórcio de carro: vale a pena?

Home Notícias Consórcio de carro: vale a pena?
Compartilhar

Consórcio de carro: vale a pena?

BH Multimarcas 10/ago/2020

Com a pandemia do coronavírus, o carro se tornou, mais do que nunca, uma importante ferramenta de trabalho e que proporciona, além do conforto, uma maior segurança para a pessoa e a sua família. Assim, muitos têm pensado em adquirir um automóvel ou trocar seu carro por um modelo mais recente.

 

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) registrou em maio de 2020 um aumento de 35,4% de vendas de novas cotas em relação ao mês anterior, mesmo o mercado vivenciando, de maneira intensa, a pandemia do coronavírus e seus efeitos. Ou seja, há uma demanda por consórcios.

 

E, durante esta fase de análises e pesquisas sobre a compra de um carro, surgem muitas dúvidas. Dentre elas, é “consórcio de carro: vale a pena?”. Por isso, no post de hoje vamos esclarecer as principais dúvidas relacionadas com consórcio de carro seminovo, principalmente, premium. Vamos lá?

 

Como funciona o consórcio de carro?

Quando uma pessoa está planejando comprar ou trocar o seu carro, no geral, há 3 (três) opções:

  • Comprar o carro à vista;
  • Solicitar um financiamento;
  • Adquirir um consórcio de carro.

 

Dentre as 3 opções, no geral, o consórcio gera mais dúvidas. Afinal, como funciona esta modalidade?

 

O consórcio de carro funciona através da criação de um grupo de pessoas que se junta para realizar a “poupança programada” de um determinado valor que é compatível para a compra de um bem específico, no caso, um determinado modelo de carro. Esse valor é dividido em parcelas mensais que são pagas para uma empresa responsável pelo consórcio e pela sua administração. E como o participante pode receber a tão sonhada carta de crédito?

  • Sorteio: mensalmente são realizados sorteios para contemplar algum participante;
  • Lance: há também a possibilidade de o participante oferecer lances, ou seja, um pagamento antecipado de um valor a mais do que o da parcela mensal. A cada mês, vence o maior lance;
  • No final do pagamento de todas as parcelas: caso o participante não tenha sido sorteado e nem tenha oferecido um lance vencedor, ao final do pagamento de todas as parcelas receberá uma carta de crédito no respectivo valor do carro.

 

Principais vantagens do consórcio de carro

A melhor opção, obviamente, é a compra do carro à vista. Mas nem sempre as pessoas têm esta disponibilidade no orçamento. Assim, quais são os principais benefícios do consórcio, por exemplo, em relação a outras modalidades como o financiamento? Reunimos aqui 2 (duas) vantagens:

Menor burocracia

Em comparação à modalidade de financiamento, o consórcio de carro é muito menos burocrático, sendo as exigências mais simples de serem cumpridas.

 

Mais barato

Os juros praticados pelos financiamentos são bastante altos e, muitas vezes, após o pagamento de todas as parcelas, o valor pago pode até triplicar. Já no consórcio não há juros, só as taxas administrativas que, mesmo com seu pagamento, compensam os juros presentes na modalidade financiamento.

 

Consórcio para a compra de carro seminovo premium

Muitas pessoas não sabem, mas é possível sim através da carta de crédito do consórcio de carro adquirir um automóvel seminovo. Porém, é necessário conhecer as regras estabelecidas para a compra de carros que não são zero, pois pode ter limite de idade máxima para o automóvel.

 

A grande vantagem em optar por um carro seminovo premium é a possibilidade de ter um carro superior, de uma marca diferenciada, com muito mais conforto, segurança, além de outros diferenciais. E, tudo isso, por um preço muito atrativo, além de poder usar a carta de crédito do consórcio de carro.

 

Assim, as principais vantagens em adquirir um seminovo premium ao invés de um carro zero são:

  • Preço mais atrativo;
  • Seguro menor;
  • Documentação mais barata.

 

Além disso, uma outra dúvida comum para quem quer adquirir um seminovo premium através de um consórcio de carro é em relação ao valor da carta de crédito: é necessário comprar um seminovo premium exatamente no valor desta carta? Calma, a resposta é não. A pessoa tem muita flexibilidade.

 

Na situação do seminovo premium ter um valor acima da carta de crédito, basta o interessado arcar com a diferença de valor. Já no caso de um valor menor, a pessoa pode usar o valor da diferença para quitar as parcelas a vencer do consórcio ou pagar o IPVA ou, até mesmo, para o seguro do veículo.

 

Além disso, o ponto principal ao adquirir um seminovo premium, seja através do consórcio de carro ou outra modalidade, é saber se esse carro está, ou não, em bom estado e se vale o investimento. E, por isso, comprar o seminovo premium com uma revendedora com muitos anos de mercado, certamente, será muito mais seguro. Uma outra vantagem é que algumas revendedoras oferecem garantia de 3 meses (motor e caixa), assim como garantia estendida opcional (por 1 ano).

 

E se você está em busca de um seminovo premium, seja nacional ou importado, priorize quem tem 20 anos de experiência no mercado mineiro. A BH Multimarcas adota todas as precauções para a venda do seminovo premium. Faça uma visita, converse com um dos nossos especialistas e saia com seu carro seminovo premium totalmente higienizado e seguro. Além disso, oferecemos os preços mais competitivos e aceitamos carta de crédito de consórcio. Venha conhecer nosso estoque.

Horário de funcionamento

Av. Raja Gabáglia, 4853 - Santa Lúcia - Belo Horizonte - MG
(31) 3047-5444
(31) 97400-7603

Logo