Carros de luxo na polícia brasileira

Home Notícias Carros de luxo na polícia brasileira
Compartilhar

Carros de luxo na polícia brasileira

BH Multimarcas 28/maio/2020

Quais carros de luxo fazem parte da polícia Brasileira? Conheça as viaturas de luxo

E se alguém te dissesse para dar uma volta em uma viatura de polícia? Provavelmente você recusaria, não é mesmo? Bom, mas e se te convidasse para um passeio em um Porsche Cayenne? Provavelmente esse você não recusaria. Bom, e se eu te disser o primeiro convite pode ser o mesmo do primeiro? Apesar de não estarem regularizados ainda, os carros de luxo já fazem parte das polícias brasileiras e só dependem de uma regularização para circularem pelas ruas. 

 

Como carros de luxo chegam na polícia?

 

Já pensou um criminoso tentando fugir de uma Dodge Challenger? Ficaria um pouco difícil, não é mesmo? É óbvio que o alto investimento em viaturas de polícia não está dentre as prioridades do Estado. Aí você deve se perguntar “Ah, então alguns batalhões são mais privilegiados que outros para receberem esse investimento?” Não exatamente. Acontece que esses carros são apreendidos em operações da polícia. Normalmente são de estelionatários e traficantes presos e seus bens são confiscados. 

 

Até o carro de luxo chegar no batalhão passa por uma série de processos burocráticos, são enviados para leilões, se não houver comprador, o carro é direcionado ao batalhão responsável pela apreensão.

 

Quem arca com os custos de carros de luxo na polícia?

Mesmo que os carros de luxo na polícia não tenham tido investimento de compra por parte do Estado, arcar com os custos de manutenção ainda são altos para viaturas que não estarão no primeiro escalão das polícias. Isso porque, a maioria das viaturas de luxo não são destinadas para a ala principal. A maioria dos carros são destinados à rondas ostensivas para a Polícia Rodoviária, além de ações para programas da polícia, como o Proerd. 

 

E é por isso que a maioria das viaturas de luxo são patrocinadas por empresários locais, em sua maioria das vezes. Normalmente, esses carros desejados são levados à polícia após outras tentativas de ‘achar um novo dono’.

 

Quais são os carros de luxos que estão na polícia brasileira?

Bom, agora que você já entendeu o porque dessas verdadeiras máquinas pararem nas polícias brasileiras, que tal conhecermos quais os carros de luxo que fazem parte da polícia brasileira?

 

1 – Dodge Challenger R/T

 

Apreendido em uma operação de 2017, esse Dodge foi integrado à Polícia Rodoviária Federal do Estado do Paraná. Essa viatura não é regularizada para circular nas ruas, então participará de eventos, palestras, entre outros. A integração do carro de luxo na polícia tem como objetivo manter a sua conservação.

 

2 – Mercedes Benz C63S

 

Com 510 cavalos essa é a viatura mais rápida do Brasil e se encontra em Santa Catarina. Apenas 4 PMs estão habilitados a dirigir essa máquina que é direcionada à participar de eventos com crianças e ações da Polícia Militar. Apesar de já ter participado de uma ‘super-blitz’, nada de perseguições à criminosos com a Mercedes. A posse é provisória e a manutenção fica por conta de grandes empresários da cidade.

 

3-  Porsche Cayenne

Se você achou a Polícia de Santa Catarina privilegiada, espera só ao saber que essa Porsche Cayenne também integra o uma das garagens das viaturas da Polícia catarinense?

 

Em uma operação em 2018, o carro de luxo foi apreendido e após investigações foi levado à leilão. Para a felicidade do batalhão, não houveram lances e o carro foi direcionado para a Polícia responsável pela apreensão.

 

Por que essas viaturas de luxo não são vistas nas ruas?

Bom, além de raros, e ainda ser uma novidade no Brasil, diferentemente da Europa em que é cada vez mais comum vermos carro de luxo servindo à polícia,essas máquinas não estão totalmente regularizadas para a circulação.

 

Isso porque tratam-se de ‘guardas’ provisórias e a qualquer momento esses carros podem ter outros destinos. Vale ressaltar que integrá-los ao corpo de viaturas de uma polícia é a última medida que as autoridades tomam. Os carros passam por uma série de processos burocráticos, investigações, a fim de chegarem em seus verdadeiros donos. Em sua maioria das vezes são carros frutos do tráfico de drogas e estelionatos e originam-se de lavagens de dinheiro. Portanto, não há um verdadeiro dono. Por isso, são levados a leilões. Não obtendo sucesso nos leilões, os carros são levados à polícia responsável pela apreensão, a fim de manter a sua conservação para ações futuras.

Mas então, quais são os objetivos dos carros de luxos na polícia? 

Quem não gosta de ver e estar perto de um carro top, não é mesmo? Atiça a curiosidade da população e, principalmente, das crianças. Portanto, a presença desses carros na polícia, em eventos, apresentações, etc., aproxima a população da autoridade policial e promove o engajamento a sociedade com a polícia.

Além disso, é uma forma de amantes de carros terem contato com esses carros de luxos e conhecerem um pouco mais sobre essas verdadeiras máquinas.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos! Quer saber mais sobre carros de luxos e mais notícias sobre automóveis? Acompanhe o Blog BH Multimarcas.